terça-feira, 6 de janeiro de 2009

É turista no Chile e roubaram-lhe o passaporte?


Se está no Chile como turista e perdeu ou roubaram-lhe o passaporte, esta informação interessa-lhe. Sabe o que deve fazer?

Comunique de imediato o extravio / roubo à Comisaria de Carabineros mais próxima.

Guarde o Auto (Constancia) que comprova a formalização da denúncia.

Dirija-me o mais depressa possível à Jefatura Nacional de Extrangería y Policía Internacional da Polícia de Investigações (PDI) e formalize igualmente a sua denúncia de extravio /roubo. Para a Região Metropolitana, procurar no mapa Av. General Borgoño 1052 – estação de metro mais próxima: Cal e Canto. Para outras regiões, consultar o sitio web da PDI e escolher a opção Extranjería.
Compete à Policia Internacional participar junto da INTERPOL e prevenir assim que o seu passaporte seja ilicitamente utilizado por terceiros.

Guarde igualmente o comprovativo da denúncia. A polícia de fronteira (aérea ou terrestre) poderá pedir a sua apresentação quando quiser sair do país.

Desloque-se à Embaixada para requerer o seu Passaporte Temporário ou Título de Viagem Único e apresente a seguinte documentação:

  • 2 fotografias tipo passe (3 X 4 cm);
  • Fotocópia do Passaporte extraviado / roubado;
  • Bilhete de Identidade (ou fotocópia);
  • Auto de Denúncia (Constancia) emitido pela Policia Internacional.

Após autorização pelo MNE (geralmente tarda menos de 24 horas), ser-lhe-á emitido o novo Passaporte Temporário / Título de Viagem Único.

Guarde-o em lugar seguro – trata-se do único documento que lhe permite sair do Chile e prosseguir viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos! Podem interessar a todos!

Mas se tem uma dúvida específica ou se precisa de um esclarecimento pontual sobre as informações constantes nesta notícia, escreva-nos à caixa de correio electrónico da Secção Consular: consulado@embportugal.tie.cl

Responderemos directamente ao seu e-mail.

Obrigada!