quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O "RUT" português - o Cartão do Cidadão

O Cartão de Cidadão, recentemente instituído, substituirá os actuais Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte, Cartão da Segurança Social, Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde e Cartão de Eleitor.
Um pouco à semelhança do que acontece com o RUT / RUN no Chile.

Basta que o cidadão se dirija a um dos serviços competentes (nomeadamente Loja do Cidadão) e apresente os seus documentos (se tiver idade inferior a 12 anos de idade, deverá ser acompanhado por quem, em termos legais, exerce o poder paternal, a tutela ou curatela).
Aí serão recolhidos os dados biométricos (impressões digitais, altura e fotografia) e a assinatura, que posteriormente será digitalizada para o rosto do cartão.
Em média, no espaço de cinco dias úteis, o cidadão deverá receber em sua casa a Carta PIN, documento com três códigos que permitem o levantamento e activação do cartão no mesmo local onde tenha sido solicitado.


Mais informações em http://www.cartaodecidadao.pt/index.php?option=com_content&task=section&id=5&Itemid=35&lang=pt
Desconhece-se ainda quando os Consulados estarão habilitados para a tramitação e entrega deste documento.
No estrangeiro, o valor ascenderá aos 35 Euros, com algumas excepções.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos! Podem interessar a todos!

Mas se tem uma dúvida específica ou se precisa de um esclarecimento pontual sobre as informações constantes nesta notícia, escreva-nos à caixa de correio electrónico da Secção Consular: consulado@embportugal.tie.cl

Responderemos directamente ao seu e-mail.

Obrigada!