sábado, 31 de janeiro de 2009

Mensagem de Despedida do Senhor Embaixador


Concluídos dois anos como Chefe de Missão em Santiago do Chile, o Embaixador Luís de Barros dirige-se novamente aos Compatriotas para se despedir e deixar, com habitualmente, uma mensagem de amizade e união a todos quantos nos sentimos orgulhosos de ser Portugueses.

É com muita pena que nos despedimos do Senhor Embaixador, com a certeza porém que o destino lhe reserva muito êxito nesta nova fase que ora inicia e que a memória não apagará os frutos do seu trabalho neste País, em prol do estreitamento de relações (políticas, económicas e culturais) entre Portugal e o Chile bem como, por outro lado, no apoio aos esforços empreendidos, nomeadamente através do Blogue da CPC, para criar vínculos mais fortes, directos e transparentes entre a Embaixada e os portugueses e luso-descendentes residentes neste País.

Aqui vos deixo com a mensagem de despedida do Senhor Embaixador, a quem o Blogue da CPC agradece a confiança e o apoio.



Mensagem de Despedida do Senhor Embaixador


No final do desempenho das minhas funções neste país, é já com saudade - talvez esta seja a palavra mais forte e mítica da Língua Portuguesa – que eu e minha Mulher nos despedimos de tantos Portugueses e Luso-Descendentes com quem tivemos o privilégio de contactar. Durante estes dois anos procurei reforçar o conhecimento e a proximidade mútua entre a Embaixada, e os seus funcionários, com todos aqueles que, tendo ascendentes Portugueses, continuam a sentir-se orgulhosos da sua ligação ao nosso País, à sua História de mais de 800 anos, e ao seu presente e futuro. De Portugal saíram há muitos anos os seus Familiares queridos, em busca de uma melhor vida neste grande país que tão bem os acolheu e integrou. Também de Portugal saíu, há quase 500 anos, o grande Fernão de Magalhães, cuja gesta ficaria indissoluvelmente ligada à própria existência do Chile.

Talvez correndo o risco da imodéstia, creio que a Embaixada e a sua Secção Consular têm dado passos importantes para que tal proximidade seja, cada vez mais, uma realidade visível. Racionalizaram-se e aperfeiçoaram-se os mecanismos de atendimento, não só dos nossos nacionais e Luso-Descendentes, como do público em geral. Personalizaram-se mais os contactos, desburocratizando-os e encurtando substancialmente os prazos de espera para obtenção de documentos – sempre que necessário, alertando os Serviços de quem dependemos em Portugal, cuja colaboração é justo salientar. E criou-se este blog, o qual já provou – pelo crescente número de visitas – a sua importância na dinamização do referido objectivo de melhoria da proximidade. Também nos sectores Cultural e Económico (embora este dependa do Ministério da Economia) é justo salientar o empenho em dar a conhecer mais e melhor, respectivamente, a nossa Cultura e Língua – hoje em dia falada por mais de 200 milhões em todo o Mundo – e as nossas potencialidades empresariais.

Para terminar lhes digo, “do coração”, que será sempre para nós um prazer recebê-los em Portugal, como Amigos.

Muitas felicidades e um fortíssimo abraço.

Luís de Barros
Embaixador de Portugal


Santiago do Chile, 25 de Janeiro de 2009




En el final del desempeño de mis funciones en este país, es ya con “saudade” –tal vez esta sea la palabra más fuerte y mítica de la Lengua Portuguesa – que Yo y mi Mujer nos despedimos de tantos Portugueses y Luso Descendientes con quienes tuvimos el privilegio de contactar. Durante estos dos años procuré reforzar el conocimiento y la proximidad mutua entre la Embajada, y sus funcionarios, con todos aquellos que, teniendo ascendientes Portugueses, continúan a sentirse orgullosos de su ligación a nuestro País, a su Historia de más de 800 años, y a su presente y futuro. De Portugal salieron hace muchos años sus Familiares queridos, en busca de una mejor vida en este gran país que tan bien los acogió e integró. También de Portugal salió, hace casi 500 años, el grande Fernão de Magalhães, cuya gesta quedaría indisolublemente ligada a la propia existencia de Chile.

Tal vez corriendo el riesgo de la inmodestia, creo que la Embajada y su Sección Consular han dado pasos importantes para que tal proximidad sea, cada vez más, una realidad visible. Se racionalizaron y perfeccionaron los mecanismos de atención, no sólo para nuestros nacionales y Luso Descendientes, sino también para el público en general. Se personalizaron más los contactos, desburocratizándose y acortando substancialmente los plazos de espera para la obtención de documentos – siempre cuando necesario, alertando a los Servicios de quien dependemos en Portugal, cuya colaboración es justo resaltar. Y se creó este blog, el cual ya probó –por el creciente número de visitas- su importancia en la dinámica del referido objetivo de mejoría de la aproximación. También en los sectores Cultural y Económico (aunque este último dependa del Ministerio de Economía) es justo destacar el empeño en dar a conocer mejor, respectivamente, nuestra Cultura y Lengua – hoy en día hablada por más de 200 millones en todo el Mundo – y nuestras potencialidades empresariales.

Para terminar les digo, “de corazón”, que será siempre para nosotros un placer recibirlos en Portugal, como Amigos.

Muchas felicidades y un fuertísimo abrazo,


Luís de Barros
Embajador de Portugal


Santiago de Chile, 25 de enero de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos! Podem interessar a todos!

Mas se tem uma dúvida específica ou se precisa de um esclarecimento pontual sobre as informações constantes nesta notícia, escreva-nos à caixa de correio electrónico da Secção Consular: consulado@embportugal.tie.cl

Responderemos directamente ao seu e-mail.

Obrigada!